Cocada é uma delícia, mas a cocada de colher é infinitamente melhor – pelo menos para o meu gosto. Ela é rápida de fazer e prática, pois além de não dar tanto trabalho para conseguir o ponto, você pode dividir em pequenas porções para servir de sobremesa, ou mesmo para beliscar de vez em quando.
- 1 lata (ou caixinha) de leite condensado;
2- ½ xícara de açúcar refinado (60-70 g);
3- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
4- ½ xícara de leite (125 ml);
5- 1 xícara de coco ralado.
Em uma panela em fogo médio, adicione a manteiga e espere que ela derreta completamente. Em seguida adicione os demais ingredientes (leite condensado, açúcar, leite e coco ralado). Comece a misturar até que levante fervura, como na foto. Não deixe de misturar, pois isso evita pontos de cocada queimada
Continue misturando em fogo médio até que o leite reduza e chegue ao ponto como de brigadeiro, quando começa a desgrudar da panela, como na foto à direita.
Quando chegar ao ponto da foto à direita é só colocar em potinhos – ou numa travessa – e esperar gelar para servir. O resultado é uma cocada macia, docinha e muito gostosa:
O resultado fica completamente diferente do beijinho tradicional, pois a receita da cocada de colher leva leite e açúcar, enquanto o beijinho leva apenas manteiga, leite condensado e coco.
Eu prefiro a cocada de colher a tradicional, pois acho menos doce – bem menos doce, na verdade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe sua opçao